domingo, 7 de novembro de 2010

Projecto de Mobilidade/Acessibilidade

A Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava (ADBRAVA) apresentou ontem o Projecto de Mobilidade/Acessibilidade, cuja a primeira acção foi a entrega de uma cama articulada e eléctrica a João de Faria. Um homem que perdeu as duas pernas, que vive apenas com a mulher, também ela com algumas limitações físicas, e que agora ganha uma nova autonomia.

Este projecto visa melhorar a mobilidade da população idosa ou acamada no concelho da Ribeira Brava. Foi feito um levantameno nas necessidades do concelho e apresentado um projecto ao programa PODRAM, com fundos da União Europeia. O projecto foi agora aprovado com um montante para investimento no valor de 85 mil euros. A UE comparticipa com 80% e os restantes 20% são assegurados por donativos privados e pela Câmara Municipal da Ribeira Brava.

Neste momento, está a decorrer a aquisição de material para ajudas técnicas através de camas articulados, cadeiras de rodas, andarilhos e tábuas de transferência.

O senhor João Faria é um dos beneficários destas ajudas. Está acamado há já algum tempo, depois de lhe terem sido amputadas as duas pernas. A cama articulada vai permitir uma maior mobilidade e autonomia que são permitir uma melhor qualidade de vida.

Estes equipamentos são cedidos às pessoas a título de empréstimo, o que vai permitir que os sejam depois reutilizados por outras pessoas que deles necessitem.
Fonte: DN


Sem comentários:

Enviar um comentário