sábado, 2 de janeiro de 2010

Balanço das actividades do ano de 2009

A ADBRAVA, instituição privada sem fins lucrativos, iniciou o atendimento ao público em Setembro de 2009, com o intuito de responder às necessidades de recuperação e reabilitação de habitações degradadas e inacabadas, de forma a poder dar melhores condições de habitabilidade as famílias carenciadas do concelho da Ribeira Brava.

Durante estes primeiros 4 meses de actividade da associação, apoiamos 60 famílias do concelho da Ribeira Brava oriundas de todas as freguesias, existindo ainda vários casos que se encontram em fase de analise.

O apoio efectuado pela ADBRAVA foi concretizado na entrega de materiais de construção civil, como areias, britas e cimento. Graças a este apoio e ao esforço das famílias beneficiadas que colaboraram, com a sua própria mão-de-obra, a ADBRAVA conseguiu dar resposta a situações que necessitavam de uma intervenção urgente como por exemplo, a resolução de problemas com infiltrações e humidade, problemas com a segurança das habitações, melhoria dos acessos e acabamentos de cozinhas e casas de banho.

Este apoio foi efectuado tendo em consideração as condições socio-económicas das famílias que se candidataram ao apoio, bem como à urgência das intervenções em cada caso, sendo efectuadas vistorias ao estado de cada habitação antes e após a realização da obra.

A ADBRAVA está ainda a trabalhar em parceria com a ADERAM, o IHM e a Câmara Municipal da Ribeira Brava no projecto de recuperação urbanística cuja concretização deverá ocorrer no próximo ano e que deverá beneficiar diversas famílias em todo o concelho com a atribuição de tintas e telhas para melhoria das condições de habitualidade nas casas apoiadas e a melhoria paisagística no concelho.

Todo este trabalho social que a ADBRAVA tem conseguido efectuar, só tem sido possível graças ao apoio de diversas instituições públicas e privadas e o esforço e dedicação de diversas pessoas anónimas que se têm sentido sensibilizadas em participar no projecto em causa e que muito têm colaborado para a concretização deste projecto.

Destaque para o apoio que nos tem sido dado pela Câmara Municipal da Ribeira Brava com a qual possuímos um protocolo de cooperação e que nos tem permitido obter apoio técnico, logístico e financeiro sem o qual seria muito difícil melhorar as condições de vida das famílias que têm sido apoiadas pela associação.

Sem comentários:

Enviar um comentário